sábado, 28 de março de 2009

Peter Behrens, "O Pai do Design" 1868::1940


Entre 1886 e 1889, Peter Behrens estudou na Kunstgewerbeschule em Hamburgo , na Kuntschule em Karlsruhe e na Dusseldorfer Akademie. Desde 1890 trabalhou como pintor e designer gráfico em Munique, onde foi influenciado pelo Jugendstile. Durante este período produziu gravuras coloridas, ilustrações e encadernações no estilo jugendstile e em 1893 tornou-se membro fundador da Munchner Sezession (Secessão de Munique), um grupo progressista de artesãos expositores. Em 1896 Behrens viajou até Itália e um ano ais tarde juntou-se a Herman Obrist, August Endell, Bruno Paul, Richard Riemerschmid e Bernhard Pankok para monta a Vereinigte Werkstatten fur Kunst im Handwerk (oficinas unidas) em Munique, para a produção de objectos de uso quotidiano. Em 1898 Behrens trabalhou no jornal Pan e desenhou as primeiras peças de mobiliário, que foram expostas na Glapalast em Munique no ano seguinte.
De 1899 a 1903 foi membro activo da Darmstadter Kunstlerkolonie (Colónia de artistas de Darmstadt), que tinha sido iniciada pelo Grão-Duque Ernst-Ludwig. Nesta mesma cidade desenhou o seu primeiro edifício, a Behrens Haus. Esta casa marcou um importante ponto de partida para afastamento de Behrens do Jugendstil e uma aproximação mais racional ao design. O sentido comercial da "Arte Industrial" levou o fundador da AEG -Emil Rathenau- a nomear Peter Behrens director artístico da empresa em 1907. Foi a primeira vez que uma empresa empregou um designer para aconselhar sobre todos os aspectos do design. Nesta função Behrens desenhou casas e fábricas para os trabalhadores, incluindo a Fábrica de Turbinas da AEG de betão, aço e vidro que, sendo uma das primeiras manifestações da arquitectura industrial modern, foi enormemente influente. Para além da arquitectura o designer também criou produtos eléctricos, como por exemplo chaleiras, ventoinhas e relógios que incorporavam na sua construção componentes estandardizados que eram intermutáveis entre produtos, de forma a racionalizar os métodos de produção. Behrens era também responsável pelo grafismo usado pela empresa e criou uma forte e muito unificada identidade corporativa para ela.
Pouco depois da sua nomeação para a AEG, Behrens, em conjunto com Bruckman, Josef Maria Olbrich , Frich Schumacker , Richard Riemerchmid e Hermn Muthesius , fundou a Deutscher Werkbund em Outubro de 1907. A Deutscher Werkbund inspirava-se no movimento Arts and Crafts em Inglaterra e tentou reviver o estatuto do artesanato e a sua aplicação à produção industrial. Como pioneiros do Movimento Moderno, os membros da Deutscher Werkbund perceberam que a estandardização e a visão racionalista do design, que isto exigia, tinham que ser adoptadas se se pretendia que os bens produzidos industrialmente atingissem a qualidade dos produtos feto à mão.


Todos estes passos dados por Peter Behrens, encaminharam o DESIGN para o topo e permitiram o seu crescimento, desenvolvimento e reconhecimento no MUNDO.





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