A Bauhaus contribuiu de forma significativa para a definição do papel do designer, valorizando a expressão pessoal do artista na concepção do produto.
Foi fundada por Walter Gropius (arquitecto alemão), onde lançou um projecto pedagógico inovador que consistia na realização de trabalhos de equipa e na interacção entre a teoria e a prática. A Bauhaus exerceu um papel muito importante de vanguarda na formação de novos artistas, na renovação da pesquisa plástica e na modernização do desenho industrial. A escola, desenvolveu as artes plásticas, as artes decorativas, a música, o teatro e a arquitectura.
O periodo mais importante de maior desenvolvimento do design e que contribuiu fortemente para o mundo do design actual, foi durante o periodo de Dessau que foi dirigido por Hannes Meyer-entre 1924 e 1930-em que a Bauhaus criou critérios mais racionalistas e funcionais, defendendo a tecnologia da época e a normalização do desenho industrial, pretendendo uma intervenção mais directa na sociedade, através da sua colaboração com a industria, cujos produtos resultaram e distinguiram-se pela qualidade, modernidade dos materiais e pela relação forma/ função.
Depois de Hannes Meyer sucedeu Ludwing Mies Van der Rohe como director-entre 1886 a 1969- periodo em que a escola funcionou em Berlim. Hannes Meyer arquitecto, produziu uma arquitectura racionalista e estruturalista, assente em soluções técnicas avançadas, com base no esqueleto em aço e em materiais modernos. Entre as suas obras mais importantes, estão o Pavilhão alemão para a exposição Universal de 1929, em Barcelona e o Bairro habitacional de Weissenhoff, na Alemanha de 1927. A Bauhaus, não pretendeu apenas exercer o papel de uma "arte integradora de outras artes", ela visou também formar integralmente seres humanos,estimulando a reflexão critica, em que actuassem conscientemente na sociedade e assim se distiguissem através da sua arte provocando uma transformação social.
A Bauhaus teve o seu encerramento em 1933, pelos nazis devido á pressão politica vivida na época. O reconhecimento desta escola, como grande contributo do mundo das artes, levou os órgãos da Unesco a atribuirem em 1996, as escolas da Bauhaus (Weimer e Dessau) o estatuto de Património Mundial.
Que bom que têm dedicado um tempinho para esse blog. Espero encontrar mais coisas na próxima vez.
ResponderEliminarvamos unir o passado com o futuro passando pelo nosso presente..
que tal dar uma costumizda no blog? colocar mais 'design' nele?
Olá professor!
ResponderEliminarO que quer dizer com mais "design"? em termos gráficos ou em termos de conteúdos??